quarta-feira, 27 de outubro de 2010

PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO


- O Programa Nuclear Brasileiro foi lançado em 1967, pelo Ministério das Minas e Energia (atualmente, o programa está no âmbito do Ministério da Ciência e Tecnologia).
- Em 1972, após um acordo com os EUA, o Brasil adquiriu um reator de potência movido a urânio enriquecido, utilizado na primeira unidade da CNAAA, Angra 1.
- Em 1975, o governo assinou com a Alemanha uma parceria que previa a construção de oito usinas nucleares, além da transferência completa da tecnologia empregada na cadeia de produção da energia. Os projetos de Angra 2 e Angra 3 eram parte deste acordo.
- A construção da usina nuclear de Angra 3 já havia sido prevista no Plano Decenal do Ministério de Minas e Energia, que abrange o período entre 2006 e 2015.
- Os estudos preliminares do Plano Nacional de Energia 2030 (PNE-2030) sugerem a construção de quatro novas usinas nucleares, além de Angra 3. Duas das novas unidades deverão ser construídas na Região Nordeste e as outras duas no Sudeste. Todas possuirão potência de mil megawwats (MW).

Nenhum comentário:

Postar um comentário